segunda-feira, 7 de agosto de 2023

Presente Sem Ausência


Correr contra o tempo, eis o designo do homem contemporâneo. Acumular capital para garantir uma vida tranquila amanhã, também. Mas, o amanhã aonde está? Será que vai chegar ou é apenas projeção do hoje mal vivido? E, quando o presente se declarar como o futuro imaginado e nos perguntar: "O que foi feito do ontem?”; e então como responder a tal indagação?

Com certeza a “força criadora” mais uma vez se antecipará como elucidadora dando uma resposta e afirmando assim: "é graças a minha existência que o tempo e o homem foram criados, antes de mim, somente o nada. Contudo, infelizmente, um subjugou o outro, tornando a mim irrelevante frente à ambição do ter que supera a vontade de ser e ser-mais. Existo para fazer florir uma rosa, antes ignorada pelo homem-máquina que perplexo indaga: ‘ainda há força além dos meus braços e pernas capaz de produzir tamanha beleza?’; sim há!”.

 Sempre houve essa força criadora invisível e livre de sujeição. Jamais uma folha seca pediu licença para desprender-se do galho. O sol nunca foi seletivo para iluminar. A noite chega sem perguntar: eu posso?  E nisso reside um vigor destruidor da ilusão de um mundo enquadrado pela globalização econômica e da informatização, cuja meta é a riqueza sem limites.

O tempo presente é para ser vivido e não apenas para saber que estamos aqui ou ali desempenhando funções sociais. Presente de plena realização é sinônimo de passado superado, é a garantia de um futuro no agora do qual participo ativamente forjando o meu ser, e não apenas respondendo a mecanismos que me moldam apenas de forma unilateral. Vivo na minha plenitude e não somente existo em conformidade com os ditames impostos socialmente: “está na hora de acordar, digitar, trabalhar, descansar, almoçar, beber... E ser feliz ao menos, posso ser?”.

Portanto, o passado não é mais, ficou na lembrança. O futuro, virá? Será da forma que imaginei ou das minhas ações no agora? Então, o "presente vivo e sem ausência profunda”, é a melhor forma de dar sentido ao que fazemos no cotidiano, é expandir a força criadora que cada um tem, impedindo a coisificação sob o domínio do capital e do tempo mal aproveitado e instrumentalizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Não me tires o que não me podes dar!... Deixa-me ao meu sol."
- Diógenes de Sinope