quinta-feira, 3 de agosto de 2023

A Construção


Toda construção é uma reprodução de uma história do pensamento humano. Nela encontram-se reflexos do cotidiano das pessoas. O bem, o mal, a alegria e o sofrer estão nos seus contornos e detalhes vivos e silenciosos a nos impor grandiosidade.

Para alguns olhares despreparados devido aos seus conhecimentos restritos, apenas uma natureza morta. Para outros cuja admiração é excessiva, uma produção perfeita das mãos humanas. Por fim, para os apreciadores e estudiosos da arte, vem a ser uma paisagem dinâmica. Seja como for, toda edificação demanda tempo e dedicação para ser erguida, e exige muita atenção para ser apreciada.

Em contraste com a vivacidade da obra se tem a deterioração inevitável, resultado do tempo de uso e das mudanças climáticas. A utilização e a transformação são os meios que promovem o perecimento. Mas, se houver um cuidado com a restauração sempre que aparecer o desgaste, a sua existência poderá ter uma durabilidade maior. Assim, à medida que se tem a degradação também deve se fazer presente a manutenção.

A construção deve refletir confiança estrutural e ser espelho que reflete à imagem de quem a concebeu, deve ser filha do “EU” que serve ao “NÓS” numa profunda relação de harmonia. Por isso, a amizade também é uma "Construção", cujos pilares se assemelham a o que foi acima mencionado, porque do contrário não será significante e tão pouco virá a ser uma obra de arte. Portanto, toda amizade concreta é uma construção com arte das mãos humanas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Não me tires o que não me podes dar!... Deixa-me ao meu sol."
- Diógenes de Sinope