domingo, 9 de outubro de 2022

Não Sou Um Robô


E lá se vai o trem da humanidade, segue rumo à estação demência eletrônica. Vagões repletos de pessoas ao celular e totalmente dependente de meios eletrônicos. Não há sossego, porque sou obrigado pela chefia a publicar o que mandam. Sou obrigado a de repente, “do nada”, a ver e ouvir uma propaganda publicitária ou politiqueira. Em nome do conforto do “fique em casa” e de ser moderninho (a), tudo faço com toques de dedos. Sou o rei ou rainha do mundo que imagino dominar, ou um robô?

O Facebook, WhatsApp, Instagram e tantas outras redes sociais são minhas? Parecem que sim, repito, parecem, no entanto, basta faltar energia ou ser bloqueado (a), e lá vou eu ficar frustrado (a), encher o espaço de palavrões inúteis, perder o controle emocional. Dizia Drummond: “Lutar com palavras é a luta mais vã”. Digo eu: “Lutar contra meios eletrônicos é a luta mais vazia”. Eles entram sem pedi licença e nos convida a desaprumar psiquicamente e emocionalmente. E lá se vai meu sono, meu brilho.

Alice no país das maravilhas adverte: “Quando acordei hoje de manhã, eu sabia quem eu era, mas acho que já mudei muitas vezes desde então”. Mudei ou mudaram-me? Então, ao enviar ou reproduzir uma mensagem na “sua” rede social, cuidado, alguém pode lhe perguntar: “É um robô?”. “Antes ser louco por seu próprio critério, que sábio segundo a opinião dos outros!” (Nietzsche).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Não me tires o que não me podes dar!... Deixa-me ao meu sol."
- Diógenes de Sinope