Era uma vez na Paraíba, uma viúva chamada Legenda Partidária, uma vaca de nome Cruz Vermelha e o filho único João. Aproximando às eleições e sem ter recursos para a candidatura do filho, a viúva resolve vender a vaca.
Certo dia, João sai a caminho do mercado eleitoral com sua vaca estimada e se depara com um senhor barbudo, rosto angelical, parecendo um santo, que oferece “sementes de girassol mágicas”, dizendo que as mesmas levariam a alcançar as estrelas e grandes fortunas, João empolgado as aceita em troca da sua vaca Cruz Vermelha.
De volta para casa, contente com a troca, que até seu rosto ficou vermelho de tamanha alegria, sua mãe Legenda Partidária o esperava. Ao adentrar a casa, sua mãe pergunta: “João, trouxe o dinheiro?” Não! Respondeu ele, troquei a vaca por sementes de girassol mágicas, aí já viu, a confusão se armou. Legenda Partidária com raiva lançou as sementes fora.
João foi dormir, e no dia seguinte ao acordar tinha ascendido ao céu, perto da estrela vermelha, como havia profetizado o barbudinho que tinha ofertado as sementes. Surpreso, João avistou ao longe uma casa linda numa granja maravilhosa, mas não sabia ele que ali habitava um Ogro que vivia um calvário, fazia muito tempo que não se alimentava de aliados (as), ops! de meninos; pobre João, onde foi se meter, porém, sua esperteza era maior.
Inicialmente, levou do Ogro um saco cheio de moedas valiosas, depois a galinha dos ovos de ouro, e por fim, a harpa dourada, sem esquecer, as diversas caixas de vinhos. Danou-se! João estava virando um marajá! Será preciso dizer que isso tudo chamou a atenção do Ogro.
João crescia em poder, e sabe como é Ogro, democracia só se vive no céu, nas nuvens, juntos a estrela vermelha, mas como João morava na terra, isso levava o Ogro a surtos de ditador, já que desconfiava do sobe e desce no pé de girassol. Pois é, nessa gangorra entre as nuvens e a terra, o Ogro descobre tudo e corre atrás de João que descendo do pé de girassol antes do Ogro, corta o mal pela raiz, ou melhor, o pé de girassol derrubando o Ogro no chão.
Se João vai viver feliz para sempre e rico com o que conseguiu do Ogro, não sei dizer. Se o Ogro escapou da queda porque foi socorrido ao Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, também não sei nada a respeito. Contudo, uma coisa é certa, o GAECO e o Ministério Público da Paraíba saberão contar o final da historinha, pois andam investigando as tais “sementes mágicas”, a “ascensão tão rápida” do menino João, e claro, “a queda do Ogro”. Eita que essa historinha parece ser de Trancoso, porém por conta dela muitas pessoas próximas ao Ogro e João estão sendo trancados (as).
Cegue as eleições! E Viva o Trabalho que será terminar a briga de João com o Ogro, se é que escapou da queda. Eita Paraíba onde o girassol nasce primeiro, aliás, o sol, se é quadrado, não sei!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Não me tires o que não me podes dar!... Deixa-me ao meu sol."
- Diógenes de Sinope